terça-feira, 7 de junho de 2011

PSD e CDS vão coligar-se para Governar Portugal

 
 
Já se sabia que assim seria, mas hoje, depois de Cavaco Silva ter recebido Passos Coelho, convidando-o para fazer as diligências para formar governo,  aquilo que era expectável passou a ser uma confirmação. Os dois partidos mais à direita no parlamento vão mesmo ter que se entender para formarem governo.

Já toda a gente sabe o que está guardado para os portugueses: austeridade, é certamente o que todos nós temos mais certo. No entanto, estou curioso para ver se o novo governo, PSD, com o CDS,  vai dar mais atenção à 3ª idade e aos reformados mais carentes, como tantas vezes fizeram crer,  se a agricultura vai ser uma aposta e que tipo de agricultores vão ser apoiados ( espero que não sejam os mesmos que se aproveitaram da agricultura, quando vinha dinheiro às toneladas para Portugal,  para comprarem, com o dinheiro que devia servir para a modernização e desenvolvimento de novas culturas e produções, brutas máquinas, topo de gama e riquíssimas vivendas) e como vão fazer para revitalizarem as pescas, outra bandeira do CDS.

Estou curioso para ver quais vão ser as soluções para resolver o emprego dos jovens, uma bandeira dos dois partidos; tenho curiosidade em ver como vai o novo governo proceder com os Institutos e Fundações, considerados como um flagelo nacional. Vai encerra-los? vai privatiza-los? Bom, fala-se que são mais de 14 mil, se cada uma destas instituições tiver, apenas, 5 funcionários ( é evidente que qualquer delas tem mais) pelas minhas contas isso deverá corresponder a qualquer coisa como 70 mil funcionários, números por baixo. Vão todos para o desemprego ou, ao invés, adia-se o problema e como medida prática despedem-se os boys e entram os laranjinhas? Já agora, também tenho alguma curiosidade para saber o que vai fazer o novo governo com o TGV. São apenas curiosidades.

Estou certo que a maioria PSD/CDS vai ter melhores condições para colocar nos eixos o nosso país, e terá todas as condições para colocar em pratica as recomendações da troika, visto terem também no PS um bom aliado, no entanto, será importante que Passos Coelho, (i), saiba escolher as pessoas certas para os lugares certos e que os ministros a escolher sejam dotados de muita inteligência e muito saber e (ii) que acabem de vez as guerras intestinas. Tenho para mim que nenhum primeiro ministro, por mais competente que seja, terá vida facilitada se as oposições se comportarem como o fizeram nos últimos anos com o actual primeiro ministro.

Provavelmente, lá para o S. João já devemos ter novo Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário